Ação: Aula de campo realizada com alunos do Curso Técnico em Agroecologia
Ação: Educação Ambiental
Projeto Nascentes do Buriti realiza aula de campo com alunos do Curso Técnico em Agroecologia, da Escola Estadual Frei Caneca. A aula prática foi realizada no dia 19 de abril de 2017, na propriedade da Sra. Josefina Silva Gauer, Lote rural nº 97, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Setor Boa Sorte. Durante a aula foi apresentado aos alunos o método de restauração de APP degradada, utilizado no projeto Nascentes do Buriti/Fundo Amazônia. Para restauração das áreas degradadas está sendo utilizado os seguintes métodos conjugados: semeadura direta de espécies para adubação verde (leguminosa: feijão guandu), espécie para recobrimento da área: urucum, semeadura direta de espécies nativas pioneiras e plantio de mudas de espécies secundárias e clímax. Para restauração de áreas degradadas, indica-se o plantio heterogêneo, incluindo espécies de todos os grupos sucessionais, pois as pioneiras se desenvolverão de forma mais rápida e fornecerão condições para o estabelecimento das espécies tardias que apresentam maior longevidade e alcançam os estratos mais altos das florestas. Esses métodos combinados apresentam as seguintes vantagens: baixo custo e alto rendimento na implantação e no manejo da área a ser restaurada. A adubação verde protege o solo contra erosão e contra a excessiva exposição das mudas ao sol, controla as ervas invasoras e doenças do solo. Participaram da aula de campo 13 alunos do curso Técnico em Agroecologia, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Osvaldo Soares Bispo, a coordenadora do projeto, Ivonete Jacques, a estudante de doutorado da Universidade de Paris em cotutela com a Universidade de Brasilia, Marion Daugeard e as professoras do curso técnico: Aurea Cristina Gauer, Viviane Ximenes e Mariela Fagundes. As ações de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidas pelo projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos quanto à importância da preservação e recuperação das matas ciliares visando à conscientização ambiental das gerações futuras.