Campanhas de "Julho Amarelo"
A Prefeitura Municipal de Carlinda através da Secretaria Municipal de Saúde realizou campanhas de "Julho Amarelo" nas Unidades de Saúde de Carlinda e orientando sobre sinais e sintomas da doença, nos dias de coletas oportunas também realizou testagem de Sifilis e Hiv.
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Atendimentos:
Foi realizado nas Unidades de Saúde de Carlinda os testes rápidos, das 7h às 11h/13h ás 17h. Nas Unidades Básicas de Saúde São Camilo: 25/07, São Paulo Apóstolo: 26/07 e Secretária de Saúde: 27/07, as ações de orientação e testagem ocorrerão conforme programação de cada serviço.
Nos equipamentos de Atenção Básica também seguem disponíveis a vacina da hepatite B para toda a população independente da faixa etária e que não tenha sido imunizada na infância. O esquema básico da vacina contra hepatite B se constitui de três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda e de 180 dias da primeira para a terceira dose.