Etapa Final da 1ª Olimpíada Ler e Soletrar
Na terça-feira, 10 de outubro, a Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves em Carlinda (MT) sediou a etapa final da 1ª Olimpíada Ler e Soletrar, realizada pela prefeitura municipal e organizada pela secretaria municipal de educação. O evento contou com a participação de 15 competidores divididos em 5 categorias, onde um campeão foi consagrado em cada categoria.
O principal objetivo da olimpíada foi sensibilizar os alunos para a importância da leitura e da escrita correta, visando a formação de cidadãos capazes de se comunicarem de maneira eficaz em todas as esferas da sociedade. Além disso, a iniciativa buscou ampliar o vocabulário, despertar o interesse pela leitura, compreender a estrutura das palavras e melhorar a ortografia.
O processo da competição envolveu três etapas: a primeira ocorreu em 20 de setembro nas escolas participantes, onde 1 aluno por categoria foi classificado. A segunda etapa aconteceu em 6 de outubro, com a classificação de 3 alunos por categoria, envolvendo todas as escolas. Para a etapa final, foram selecionados 15 alunos, sendo os campeões nas seguintes categorias:
1º ano: 1º lugar para Lucas de Lima da Escola Manoel Bandeira, 2º lugar para Any Vitória Salvador da Escola Padre Geraldo e 3º lugar para Bianca Carvalho da Escola Cecília Meireles.
2º ano: 1º lugar para Matheus de Arruda da Escola Manoel Bandeira, 2º lugar para Rian Skura da Escola Frei Caneca e 3º lugar para Mateus Ferreira da Escola Joaquim Nabuco.
3º ano: 1º lugar para Anabelly de Lima da Escola Manoel Bandeira, 2º lugar para Letícia Lopes da Escola Frei Caneca e 3º lugar para Ana Clara Carvalho da Escola Padre Geraldo.
4º ano: 1º lugar para Sofia Parra da Escola Tancredo Neves, 2º lugar para Mylena Ribeiro da Escola Cecília Meireles e 3º lugar para Maria Vitória Maestro da Escola Padre Geraldo.
5º ano: 1º lugar para Felipe da Silva da Escola Cecilia Meireles, 2º lugar para Michely dos Santos da Escola Padre Geraldo e 3º lugar para Elloá Marques da Escola Tancredo Neves.
Os campeões receberam medalhas, troféus e, para os primeiros lugares, um prêmio em dinheiro de R$ 500,00. Além disso, houve premiação para professores, auxiliares, diretores, coordenadores...