Secretaria de Agricultura realiza colheira do Café no Viveiro Municipal
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Obras e a EMPAER-MT, iniciou no dia 10 de junho de 2020 a colheita do Café Conilon BRS Ouro Preto. Foram colhidos de um total de 784 plantas em uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, 226 latões de Café. Demonstrando desta forma uma alta produtividade no qual se esperava desta variedade clonal.
Este café foi plantado a cerca de 2,5 anos e sua finalidade é a produção de mudas clonais para serem doadas aos pequenos agricultores do município de Carlinda-MT. Com este objetivo, paralelo a colheita deu-se início a produção de mudas clonais do ano de 2020.
Estas mudas serão entregues aos agricultores do município de forma gratuita e com toda a qualidade necessária para impulsionar a complementação e aumento da renda dos interessados. No ano passado foram distribuídas cerca de 70 mil mudas de café clonal BRS Ouro Preto, esta variedade desenvolvida pela Embrapa é altamente produtiva e vem demonstrando excelentes resultados em toda a região Norte de Mato Grosso.
Os trabalhos para esta rodada de produção, consiste na seleção de plantas, livres de pragas e doenças, extração das hastes e plantio. Os agricultores conforme sua necessidade e interesse, enchem os sacos plásticos para as mudas (balainho) e a responsabilidade pela clonagem e produção das mudas fica a cargo dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e os Extensionista da EMPAER-MT.
O café produzido no viveiro municipal, após seu processamento, abastecerá todas as secretarias e entidades de responsabilidade do poder executivo municipal. Esta iniciativa resultará na economia de recursos públicos e principalmente na valorização dos trabalhos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar do município de Carlinda.